Graltec Treinamentos

Empresas de Engenharia: Como alcançar uma gestão eficiente? (parte 05)

Olá caro leitor! Iremos finalizar hoje a nossa trilha de artigos sobre os desafios de praticarmos uma Gestão Eficiente em empresas de Engenharia falando sobre a Gestão de Pessoas.
Fazendo uma rápida retrospectiva, nesta sequência de artigos  já falamos sobre Gestão Financeira, Gestão do Relacionamento com o Cliente  e Gestão de Processos.
E para fechar essa trilha abordaremos os desafios de fazer uma Gestão de Pessoas realmente eficiente.

Podemos entender a Gestão de Pessoas como sendo uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. (https://www.significados.com.br/gestao-de-pessoas/)
Ou seja, a Gestão de Pessoas envolve tudo o que fazemos (ou deveríamos fazer) para tornar nossas equipes mais produtivas, eficientes e para conseguirmos reter nossos talentos (um grande desafio com esta nova geração). A má notícia aqui é que não existe uma receita pronta, uma ferramenta certa pra você aplicar na sua empresa e obter os resultados esperados.
Isso porque estamos falando de gestão de PESSOAS, não de números, processos ou máquinas que são exatos, podem ser programados, que uma mesma ação sempre vai resultar na mesma resposta. Para gerir pessoas precisamos, antes de tudo, entender isso.
Pessoas mais motivadas são mais produtivas, certo? Certo. Mas o que faz as pessoas se sentirem motivadas? Temos inúmeras possibilidades e variáveis aqui, não podemos estabelecer um padrão.
Para algumas pessoas o principal fator motivacional é salário, para outros além do salário tem também os benefícios, e temos ainda aqueles que se sentem motivados e valorizados ao receberem constantes treinamentos e capacitação. E não para por ai: alguns podem valorizar a flexibilidade de horários, outros gostam de poder ouvir música enquanto trabalham, de não precisar usar uniforme, ou acham ótimo que a empresa disponibilize uniforme pra todos.
Por isso muitas empresas tem tido dificuldades neste aspecto da Gestão de Pessoas, tentam copiar algo que já deu certo em outras empresas, mas o que motiva uma equipe não necessariamente motiva a outra, cada equipe é única e com características individuais e coletivas também únicas.

Então, a única dica que, por experiência própria, nós acreditamos que funciona e que gostaríamos de compartilhar com vocês hoje é a seguinte: conheça bem a sua equipe! Se você quer torna-la mais motivada e, consequentemente, mais produtiva, conheça bem cada pessoa que faz parte da sua equipe, isso sim faz toda a diferença.
Se você conhece a sua equipe a fundo você pode atuar em duas frentes pra torna-la mais motivada:
Conhecer os talentos e pontos fortes de cada um: se tem algo infalível em termos de motivação é fazer aquilo que se gosta, ou seja, trabalhar usando seus talentos e pontos fortes.
Entender quais são os valores, anseios, expectativas de cada um: esse entendimento é importante para que a empresa possa implementar ações (individuais e coletivas) que realmente vão fazer a diferença para as pessoas.
É claro que é impossível agradar a todos e fazer tudo que todos desejam, mas quando nos dispomos a pelo menos ouvir cada um, analisar e depois dar um feedback do que pode e não pode ser implementado, isso já faz toda a diferença. As pessoas se sentem valorizadas, entendem que a opinião delas é levada em conta e o resultado disso é um ambiente de trabalho agradável e uma equipe trabalhando mais feliz e motivada.
Então é isso, com este artigo nós finalizamos esta sequência de 5 artigos nos quais compartilhamos dicas e experiências pelas quais passamos neste caminho em busca de uma gestão eficiente. Esperamos que tenha sido útil!
Até o próximo!

Conheça a Franquia MasterGeo

0 responses on "Empresas de Engenharia: Como alcançar uma gestão eficiente? (parte 05)"

    Deixe sua mensagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Copyright © Graltec 2016         Todos os Direitos Reservados.
    Google+